MATÉRIAS E ENTREVISTAS



VINICULTURA – UM MERCADO EM EXPANSÃO 


MERCADO DE VINHOS FINOS NACIONAIS DEVE SUBIR 20% em 2013. ANO PROMETE FECHAR COM A COMERCIALIZAÇÃO DE 27 MILHÕES DE LITROS. “




Expectativa do setor




A indústria nacional de vinhos está otimista com o crescimento de vendas de seus produtos para os próximos períodos. De acordo com o diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, a expectativa para 2013 é de um crescimento de 20% para a comercialização, em volume, de vinhos finos, para cerca de 27 milhões de litros, e alta de 6% a 7% de vinhos de mesa.Os números de 2012 ainda não foram fechados, mas se aguarda quase estabilidade nas vendas de vinhos finos ante 2011, que somaram 19,5 milhões de litros. Já para 2013 a expectativa é de que o acordo de cooperação firmado no ano passado entre o setor vitivinícola, os supermercadistas e as importadoras eleve o consumo de vinho nacional. “Se o acordo de cooperação for realmente cumprido, podemos chegar a um crescimento da categoria de vinhos finos entre 25% e 27% neste ano”, ressaltou Paviani.

Com relação à produção, o Ibravin prevê uma safra igual à de 2012, quando houve uma produção de 690 milhões de quilos de uvas. O acordo de cooperação prevê o aumento do consumo per capita de vinhos no País de 1,9 litro (média dos últimos anos) para 2,5 litros per capita até o final de 2016, além de ampliar a venda de vinhos finos brasileiros para 40 milhões de litros no mesmo período. Na ocasião, também foi acordada a ampliação para 25% da presença de vinhos finos brasileiros nos supermercados, que hoje são responsáveis por 68% das vendas dos itens; e para 15% no comércio varejista. O acordo entre os diversos elos da cadeia fez com que o governo desistisse de impor uma salvaguarda para restringir os vinhos estrangeiros..

Apesar do volume de vinhos nacionais disponíveis não ter aumentado no final do ano, houve já um esforço, por parte dos estabelecimentos, de uma melhor exposição dos itens no final do ano. Para continuar na ampliação do consumo, a Abras, o Ibravin, a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas (ABBA) e a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) lançaram a campanha “No Verão, vá de Vinho Branco”. O objetivo é aumentar em 20% - em volume e em faturamento

PANORAMA GRÁFICO DOS ANOS ANTERIORES
Produção de uvas no Brasil em toneladas









Área colhida de uvas no Brasil, em Hectares. 








Participação das importações de vinhos de mesa em relação aos vinhos de viníferas comercializados no Brasil em 1000 litros. 









  Dados gráficos: Loiva Maria Ribeiro de Mello, Engenheira agrônoma, e pesquisadora do  Embrapa uva e vinho.
 Fontes: UVIBRA;IBRAVIN E MDIC